Movimento ‘Todos pelas Vacinas’


O movimento:
O movimento ‘Todos pelas Vacinas’ criou uma página na internet para ajudar os brasileiros a combater as fake news sobre a vacinação contra a Covid-19 ou qualquer outra doença.
Entidades da sociedade civil se juntaram às Nações Unidas em uma campanha contra um dos grandes obstáculos nesta pandemia.
Verdades científicas para vencer a desinformação. O movimento “Todos pelas Vacinas” criou uma página na internet para ajudar os brasileiros a combater as fake news sobre a vacinação contra a Covid-19 ou qualquer outra doença.
A iniciativa é de organizações como a União Pró-Vacina, o Observatório Covid-19 BR e a equipe Halo, que é ligada à ONU.
O site foi pensado para quem não aguenta mais receber textos, vídeos, memes com mentiras sobre as vacinas. A campanha usa as mesmas armas: charges, podcasts, perguntas e respostas, memes e vídeos, só que quem fala são cientistas de verdade. E eles se uniram a artistas e influenciadores para espalhar informações corretas.
“A gente conseguiu abraçar várias linguagens e eu acho que essa é a forma que a informação tem que combater a desinformação, usando também as várias linguagens para as diferentes tribos e pessoas”, disse Daniel Youssef Bargieri, biomédico e voluntário da campanha.
Daniel fez um bate-papo para tirar dúvidas com MC Fioti, autor de um remix em defesa das vacinas contra a Covid, que viralizou.
As informações estão disponíveis para qualquer pessoa acessar, baixar no celular ou no computador e, principalmente, compartilhar.
A ideia é simples. Sabe aquele seu amigo ou seu parente que vive te mandando mensagens dizendo que tem um remédio milagroso contra a Covid ou que você vai virar jacaré se tomar a vacina? Não precisa bloquear o número dele, muito menos entrar numa briga. Entra no site e responde com uma verdade cientificamente comprovada.
“Por exemplo, tem lá: o DNA é alterado na vacina. A gente chamou um cientista especialista nisso falando: ‘Não, não é possível, não tem como’. Você passa a corrente do bem, vamos dizer assim”, explicou Flávia Ferrari, bióloga do Observatório Covid-19 BR.
Para Flávia Ferrari, o sucesso da campanha depende da participação de muita gente, já que todos temos a responsabilidade de combater as fake news e a pandemia.
“A imunização pelas vacinas ainda é o método comprovadamente mais seguro contra as doenças, especialmente a Covid-19. Se você não gosta de ficar doente, vacinar é a melhor escolha”, diz um trecho do vídeo da campanha.
Clique aqui e veja o vídeo publicado pelo Jornal Nacional
Links relevantes
Sociedade Brasileira de Imunizações
Sociedade Brasileira de Pediatria
Portal da Saúde – Ministério da Saúde
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Siga nossas redes sociais
- falecom@imunizarvacinas.com.br
- Responsável técnica – Dra. Marilene S. Momm, CRM 3331
Entre em contato
Desenvolvido por SMS Comunicação
Nenhum comentário cadastrado