Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

HEPATITE B

A hepatite B é uma infecção grave que causa inflamação no fígado e é causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas (assintomática), o que prejudica o diagnóstico antes de a doença manifestar complicações sérias e graves que podem levar à falência hepática (quando o fígado para de funcionar), cirrose (infecção crônica no fígado) e até mesmo ao câncer.

Nos casos sintomáticos, a hepatite B causa sintomas como dores musculares e de barriga, diarreia, vômitos, cansaço, perda de apetite e pele ou olhos amarelados (icterícia).

A doença é potencialmente grave em bebês, pois 9 em cada 10 recém-nascidos infectados durante o parto desenvolvem a forma crônica de hepatite B (dados da SBIm), sendo a vacinação nos primeiros momentos de vida a forma mais eficaz de evitar esse desdobramento da doença.

A imunização também é recomendada para todas as crianças, adolescentes e adultos não imunizados, além das pessoas que perdem as resistências naturais ao vírus durante a vida.

A Imunizar Vacinas oferta a vacina contra a hepatite B em Florianópolis e Região. Agende seu horário!

  • +

    Para quem é indicada a vacina contra a Hepatite B

    É recomendada a vacinação universal para bebês recém-nascidos e todas as crianças, adolescentes e adultos não imunizados. Também é recomendada a imunização de gestantes não vacinadas.

  • +

    Esquema de doses

    O esquema vacinal para recém-nascidos consiste em três doses: 0, 1 ou 2 e 6 meses. A primeira dose é aplicada com 12 horas de vida. Os prematuros abaixo de 2000g deverão receber 4 doses (0, 1, 2 e 6 meses). Para crianças, adolescentes e adultos, o esquema vacinal também é em três doses, com intervalo de 1-2 meses entre primeira e a segunda doses e de 6 meses entre a primeira e a terceira.

  • +

    Local de aplicação

    Intramuscular.

  • +

    Composição da vacina

    Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. É composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção. Pode conter fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.

  • +

    Contraindicações

    Pessoas com alergia ou hipersensibilidade aos componentes da vacina ou que tiveram anafilaxia (alergia severa) à dose anteriormente aplicada.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    Reações comuns à vacina da hepatite B incluem dor (3% a 29%), endurecimento, inchaço e vermelhidão no local da aplicação (0,2% a 17%). Outros sintomas adversos podem incluir febre, cansaço, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e desconforto gastrintestinal. Todos os sintomas geralmente desaparecem sem intervenção médica.

Ilustração de calendário