Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

TRÍPLICE BACTERIANA (DTPa)

A tríplice bacteriana é a vacina que produz imunidade contra a difteria, tétano e coqueluche, doenças bacterianas especialmente perigosas para bebês e crianças, sendo potencialmente fatais nessas idades.

A difteria e a coqueluche afetam o sistema respiratório, causando tosse seca, dificuldade para respirar e inflamação do trato respiratório. No caso da difteria, formam-se placas espessas que podem bloquear as vias respiratórias, levando a complicações.

O tétano, por sua vez, é ocasionada pela toxina da bactéria Clostridium tetani, que afeta os nervos e leva a violentos e dolorosos espasmos musculares, os quais também podem afetar as vias respiratória e levar a complicações potencialmente fatais.

Como os recém-nascidos são o grupo de maior risco a essas doenças, a vacina DTPa também é indicada a gestantes, profissionais da saúde e pessoas mais próximas do recém-nascido.

Difteria, tétano e coqueluche são doenças facilmente evitáveis por meio da vacinação. A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina DTPa em Florianópolis e Região. Agende seu horário!

 

Embalagem vacina DTPa acelular

  • +

    Para quem é indicada a vacina DTPa

    Crianças a partir de 2 meses de vida; Gestantes; Para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos; Todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos.

  • +

    Esquema de doses

    Uma dose aos 2, 4 e 6 meses com reforço entre 15 a 18 meses e aos 4 anos; Gestantes: a cada gestação, ​a partir da 20ª semana de gestação; Dose de reforço a cada 10 anos.

  • +

    Local de aplicação

    Intramuscular

  • +

    Composição da vacina

    Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche, sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água para injeção.

  • +

    Contraindicações

    Pessoas que apresentaram reação alérgica aguda ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    Podem ocorrer irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Outras reações incluem falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.

Ilustração de calendário