Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

VACINA PNEUMOCÓCICA CONJUGADA (VPC 13)

O pneumococo é uma bactéria causadora de otite média aguda, sinusite, pneumonia, meningite e doença pneumocócica invasiva. Doenças que comprometem a saúde especialmente dos bebês, principal grupo de risco das doenças causadas por essas bactérias.

Por isso, a imunização contra doenças pneumocócicas deve ser iniciada precocemente, a partir de dois meses de idade, pois grande percentagem dos casos se concentram nesta idade.

Existem duas vacinas conjugadas: a pneumocócica 10 e a pneumocócica 13 valentes. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), disponibilizada na rede privada, previne cerca de 90% das doenças graves em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

Pela alta cobertura contra as doenças causadas pelo pneumococo, a vacinação é a forma mais eficiente indicada na diminuição da prevalência dessa doença entre os bebês e crianças. Idosos e adultos imunossuprimidos (que possuem o sistema imunológico comprometido) também se beneficiam com a imunização.

A Imunizar Vacinas dispõe da vacina pneumocócica VPC 13 em Florianópolis e nas cidades da Região. Agende seu horário!

 

Embalagem vacina pneumocócica VPC13

  • +

    Para quem é indicada a Vacina Pneumocócica VPC13

    Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade como parte da vacinação rotineira; Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas; Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60.

  • +

    Esquema de doses

    Para crianças até 6 anos: 3 doses, sendo aos 2, 4 e 6 meses de idade com dose de reforço entre 12 e 15 meses; Se o esquema for iniciado entre 7 e 11 meses: 2 doses com intervalo de dois meses e reforço aos 15 meses de idade; Entre 12 e 23 meses de idade: 2 doses com intervalo de dois meses; A partir do segundo ano de vida: dose única, exceto em imunodeprimidos que devem receber duas doses com intervalo de dois meses entre elas; A partir de 60 anos, a VPC13 é recomendada de rotina, em esquema sequencial com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23): uma dose de VPC13, uma dose de VPP23 com intervalo de 6 a 12 meses, e outra dose de VPP23 a partir de cinco anos após a anterior.

  • +

    Local de aplicação

    Intramuscular.

  • +

    Composição da vacina

    A VPC13 é composta de 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) conjugados com a proteína CRM197. Contém também sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.

  • +

    Contraindicações

    Pessoas que possuam hipersensibilidade aos componentes da vacina ou apresentaram anafilaxia (alergia severa) após dose anteriormente aplicada.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    Em crianças, as reações adversas mais comuns são diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento). Em adultos, dor de cabeça, diarreia, erupção cutânea, dor nas articulações, dor muscular, calafrios, cansaço e reações locais costumam acometer cerca de 10% dos vacinados.

Ilustração de calendário