Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

VACINA PNEUMOCÓCICA POLISSACARÍDICA (PNEUMO 23)

As doenças pneumocócicas são causadas por bactérias do gênero Streptococcus pneumoniae, mais conhecida como pneumococo e causam diversas doenças prejudiciais à saúde, como infecções nos pulmões e ouvidos, meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepsis).

Pessoas de todas as idades podem contrair doenças pneumocócicas, mas elas são especialmente perigosas em crianças menores de 5 anos e idosos acima dos 60 anos de idade. Nessas faixas etárias, as infecções pneumocócicas e seus desdobramentos podem levar à internalização e até mesmo à morte.

A vacina pneumocócica 23 valente é eficaz na prevenção de doença pneumocócica invasiva, sendo a forma mais eficaz de aumentar as defesas naturais do organismo contra os agentes causadores das doenças pneumocócicas.

A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina pneumocócica polissacarídica (pneumo 23) em Florianópolis e nas cidades da Região. Agende seu horário!

  • +

    Para quem é indicada a vacina Pneumo 23

    A vacina pneumocócica polissacarídica é indicada para crianças menores de 2 anos, idosos com 60 anos ou mais e adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica. Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

  • +

    Esquema de doses

    Recomenda-se a combinação da VPP23 com a VPC13. Idealmente, deve-se iniciar o esquema com a aplicação de vacina pneumocócica conjugada (VPC13) e aplicar uma dose da VPP23 seis a 12 meses depois da dose da vacina conjugada, e outra cinco anos após a primeira dose de VPP23.

  • +

    Local de aplicação

    Intramuscular.

  • +

    Composição da vacina

    Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. É composta de partículas purificadas (polissacarídeos) das cápsulas de 23 tipos de Streptococos pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, água para injeção e fenol.

  • +

    Contraindicações

    Pessoas que possuem ou tiveram alergia grave a algum componente da vacina ou dose anteriormente aplicada.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    As reações adversas mais comuns são dor, inchaço ou endurecimento e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça, cansaço e dor muscular. Os sintomas geralmente desaparecem sem a intervenção médica.

Ilustração de calendário