O número (48)99180-0175 da nossa unidade Imunizar campinas, foi CLONADO
A catapora é uma doença comum caracterizada pela manifestação das lesões vermelhas na pela facilmente distinguíveis e que costumam aparecer logo nos primeiros anos de vida. Durante a infância, a catapora costuma ser benigna, o que não livra as crianças do incômodo causado pelo vírus da varicela-zóster, causador da doença.
Nos adultos, no entanto, a varicela é mais crítica, podendo levar a quadros de pneumonia e comprometimento do sistema nervoso, além do prejuízo estético causado pelas manchas vermelhas altamente pruriginosas (causam muita coceira). Além disso, sintomas como febre, mal estar e dor no corpo também são comuns em adultos acometidos pela catapora.
Essa infecção é prevenível por meio de vacina, que aumenta as proteções naturais do corpo e minimizam a infecção e os impactos causados pela doença. A doença pode ser evitada após um contato se a criança receber a vacina dentro de 72 horas, até um máximo de 5 dias.
Além disso, a partir dos 50 anos, o vírus pode ser reativado, causando a chamada herpes-zóster, também prevenível por meio de vacinação.
A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina contra a varicela em Florianópolis e nas cidades da Região. Agende o seu horário!
A vacina contra a varicela (catapora) é indicada para todas as crianças a partir dos 12 meses de idade. Também devem se vacinar adolescentes e adultos não imunes.
Dos 12 aos 24 meses: 2 doses, a primeira aos 12 meses e a segunda entre os 15 e 24 meses de idade; Crianças até 11 anos: 2 doses, com intervalo mínimo de 3 meses entre elas; Adultos: 2 doses, com intervalo entre um e dois meses entre as doses.
Subcutânea.
Trata-se de vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” da varicela, além de gelatina, traços de neomicina, água para injeção. Não contém traços de proteína do ovo de galinha.
Pessoas que possuem hipersensibilidade aos componentes da vacina ou apresentaram alergia severa à dose anterior. Em imunossuprimidos, a vacinação deve ser receitada por um médico.
As reações adversas mais comuns à vacina da varicela são dor e vermelhidão no local da aplicação. Em casos raros (3% a 5% dos vacinados), podem aparecer lesões semelhantes à catapora (enxatemas) com duas a cinco lesões aparecendo entre cinco e 26 dias após a vacinação.