48991081081

Toda mãe quer o melhor para o seu filho. E uma das principais e primeiras medidas para o bem-estar do recém-nascido, nos primeiros anos de vida, é iniciar o calendário de vacinação para imunizar o bebê de doenças que podem prejudicar o seu desenvolvimento.

Por isso, é tão importante conhecer e seguir as indicações do calendário de vacinação desde o nascimento. Mas você sabe quais vacinas o bebê deve receber? Neste artigo você terá mais informações sobre esse assunto.

A importância da vacinação para proteger a saúde do bebê

A vacinação infantil é um serviço clínico preventivo e que confere uma imunização duradoura, impedindo a circulação da bactéria ou do vírus que causam doenças graves, como varicela (catapora), pneumonias, meningites, sarampo, gripe (influenza), rubéola, hepatites, entre outras.

A vacinação como forma de prevenir doenças infecciosas é especialmente importante para o bebê porque o seu sistema imunológico é ainda imaturo.

A partir da vacinação, suas células passam a produzir os anticorpos, que vão protegê-lo contra inúmeras doenças causadas por vírus ou bactérias. Os bebês prematuros, nascidos com menos de 37 semanas de gestação, merecem atenção especial, pois são ainda mais suscetíveis a doenças.

Vacinas obrigatórias no primeiro ano de vida da criança

O calendário vacinal do bebê começa logo ao nascer e segue mensalmente uma programação, incluindo segunda ou terceira dose e doses de reforço. A administração adequada e na idade certa possibilita uma imunização adequada para diversas doenças, o que é essencial, já que muitas delas podem gerar danos irreversíveis à criança e à família. Por isso é importante seguir à risca o calendário de quais vacinas o bebê deve receber, conforme o quadro abaixo:

Vacinas obrigatórias para o primeiro ano de vida - Imunizar Vacinas

As vantagens de vacinar em uma clínica particular

Ainda que o Brasil seja um país reconhecidamente avançado nos programas e campanhas de vacinação, quem depende do SUS (Sistema Público de Saúde) para imunizar crianças sofre com problemas de todo tipo, entre eles atrasos na distribuição e entrega das doses e filas nos postos de saúde.

Além disso, nem todas as vacinas que o bebê deve tomar, recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, estão disponíveis na rede pública.

Por isso, contar com os serviços de uma clínica especializada como a Imunizar facilita e garante maior tranquilidade para os pais.

Confira as vantagens:

  • Instalações confortáveis e apropriadas.
  • Infraestrutura para manter a conservação das vacinas e garantir a sua eficácia.
  • Atendimento pré-vacinal para orientar mães e pais sobre quais vacinas o bebê e a família devem receber
  • Aplicações de vacinas combinadas para reduzir o número de picadas e favorecer um maior conforto ao bebê.
  • Equipe médica e de enfermagem especializada, capacitada em salas de vacina pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina e atualizada constantemente em cursos periódicos da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Conte com os serviços e a estrutura da Imunizar, especialmente pensados para a saúde preventiva de seu bebê e da sua família. Dessa forma, você terá a certeza de estar fazendo o melhor para o seu filho desde o início.