A flexibilização das medidas de restrição e a abertura dos destinos turísticos fez aumentar significativamente o número de turistas nas cidades do Brasil e do Mundo.

No entento, a OMS ainda não declarou o fim da pandemia de COVID-19, e novas doenças ameaçam a saúde global, como a monkeypox, fazendo-se necessário manter as medida de proteção!

Máscaras, distanciamento social e vacinas específicas (mesmo antes da pandemia) são as exigências para turistas. Sendo assim, é importante saber quais imunizantes são obrigatórios no seu destino.

Para os destinos nacionais, recomenda-se que as vacinas da COVID-19 e da gripe estejam em dia, tendo em vista que são as doenças de maior disseminação local.

Além disso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também recomenda a imunização contra: - Febre amarela; - Hepatites A e B; - Antipneumocócicas; - Tríplice viral; - Meningites.

Para os destinos internacionais, as recomendações variam de país a país, por exemplo Os EUA exigem esquema vacinal completo contra a COVID-19 com pelo menos duas semanas de antecedência da viagem.

Já os países da Europa, além de exigir vacinação contra a COVID-19, também exigem vacinação contra a febre amarela, sendo recomendadas, também, as vacinas tríplice viral e hepatite B.

A imunização é a forma mais eficaz de de prevenir-se contra doenças perigosas. Então, antes de viajar, vá à clínica de imunização mais próxima, atualize sua carteira de vacinas e aproveite as férias!