Em julho de 2022, chegou ao Brasil o mais novo imunizante contra o vírus da herpes-zóster, o Shingrix, da GSK, que possui altíssimo nível de proteção contra o causador da doença.

A herpes-zóster é uma doença viral causada pela reativação do vírus da catapora, chamado de varicela-zóster e provoca lesões na pele e dores intensas que podem se tornar crônicas.

A condição, chamada de neuropatia pós-herpética acontece porque a herpes-zóster ataca principalmente os nervos e atinge principalmente pessoas acima de 50 anos e imunossuprimidos.

O imunizante Shingrix, que substitui a Zostravax, imunizante utilizado até então, mostrou eficácia de até 97% na prevenção contra o agente causador da herpes-zóster, inclusive nos grupos vulneráveis.

A vacina é administrada em duas doses e não é disponibilizada pelo SUS, sendo necessário imunizar-se em uma clínica particular que ofereça o novo imunizante.

O público-alvo da vacina contra a herpes-zóster são pessoas entre 50 e 90 anos, além de imunossuprimidos (transplantados, portadores de doenças autoimunes e HIV etc).