O HPV (Papilomavírus Humano) é um grupo de vírus que contaminam os seres humanos e são capazes de provocar lesões na pele, verrugas e até mesmo câncer.

Já foram indentificados mais de 200 tipos de HPVs, sendo divididos em dois grupos: - Baixo risco: que causam verrugas genitais; - Alto risco: que causam lesões que podem evoluir para câncer.

As mulheres são o principal grupo de risco em relação ao HPV, já que ele é o responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo de útero, que atinge 16.710 novos casos por 100 mil mulheres a cada ano.

As formas de transmissão do HPV incluem:  - Relação sexual desprotegida;  - Contato manual, oral e genital com pessoas infectadas;  - Copmartilhamento de objetos contaminados.

O HPV é Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum e atinge mulheres e homens de todas as idades. Na maioria das vezes ela é assintomática, mas alguns sintomas podem incluir:

- Verrugas nos genitais, boca e garganta em formato de couve-flor (principal sintoma) - Manchas e lesões avermelhadas na pele. As verrugas também podem aparecer no colo do útero, ânus e bolsa escrotal.

O tratamento pode ser clínico (medicamentos) ou cirúrgico (cauterização), dependendo do grau de evolução da doença. A proteção sexual e a imunização são as melhores formas de prevenção do HPV.

No Brasil está disponível a vacina quadrivalente (tipos 6, 11, 16 e 18), indicada para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26. No SUS, meninos e meninas de 9 a 14 anos podem se imunizar gratuitamente.

Para os que não estão na faixa etária coberta pelo SUS, a vacina contra o HPV está disponível nas clínicas de imunização. É só procurar a mais perto de sua casa e informar-se sobre o cronograma!