Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

VARICELA (CATAPORA)

A catapora é uma doença comum caracterizada pela manifestação das lesões vermelhas na pela facilmente distinguíveis e que costumam aparecer logo nos primeiros anos de vida. Durante a infância, a catapora costuma ser benigna, o que não livra as crianças do incômodo causado pelo vírus da varicela-zóster, causador da doença.

Nos adultos, no entanto, a varicela é mais crítica, podendo levar a quadros de pneumonia e comprometimento do sistema nervoso, além do prejuízo estético causado pelas manchas vermelhas altamente pruriginosas (causam muita coceira). Além disso, sintomas como febre, mal estar e dor no corpo também são comuns em adultos acometidos pela catapora.

Essa infecção é prevenível por meio de vacina, que aumenta as proteções naturais do corpo e minimizam a infecção e os impactos causados pela doença. A doença pode ser evitada após um contato se a criança receber a vacina dentro de 72 horas, até um máximo de 5 dias.

Além disso, a partir dos 50 anos, o vírus pode ser reativado, causando a chamada herpes-zóster, também prevenível por meio de vacinação.

A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina contra a varicela em Florianópolis e nas cidades da Região. Agende o seu horário!

 

Embalagem vacina varicela

  • +

    Para quem é indicada a vacina contra a Varicela?

    A vacina contra a varicela (catapora) é indicada para todas as crianças a partir dos 12 meses de idade. Também devem se vacinar adolescentes e adultos não imunes.

  • +

    Esquema de doses

    Dos 12 aos 24 meses: 2 doses, a primeira aos 12 meses e a segunda entre os 15 e 24 meses de idade; Crianças até 11 anos: 2 doses, com intervalo mínimo de 3 meses entre elas; Adultos: 2 doses, com intervalo entre um e dois meses entre as doses.

  • +

    Local de aplicação

    Subcutânea.

  • +

    Composição da vacina

    Trata-se de vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” da varicela, além de gelatina, traços de neomicina, água para injeção. Não contém traços de proteína do ovo de galinha.

  • +

    Contraindicações

    Pessoas que possuem hipersensibilidade aos componentes da vacina ou apresentaram alergia severa à dose anterior. Em imunossuprimidos, a vacinação deve ser receitada por um médico.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    As reações adversas mais comuns à vacina da varicela são dor e vermelhidão no local da aplicação. Em casos raros (3% a 5% dos vacinados), podem aparecer lesões semelhantes à catapora (enxatemas) com duas a cinco lesões aparecendo entre cinco e 26 dias após a vacinação.

Ilustração de calendário