Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

PENTAVALENTE

A vacina pentavalente promove imunidade contra os agentes causadores de 5 doenças graves e potencialmente fatais sobretudo em bebês e crianças: difteria, tétano, coqueluche (os mesmos da vacina tríplice bacteriana, ou DTPa), meningite causada por Hib (bactéria Haemophylus influenzae tipo b) e poliomielite.

A difteria e a coqueluche atingem o sistema respiratório e os pulmões, podendo causar danos graves aos órgãos desse sistema; o tétano, por sua vez, atinge os nervos e causa espasmos musculares intensos e dolorosos que podem comprometer o funcionamento de órgãos como os pulmões e o coração, sendo potencialmente fatal.

A meningite é uma doença grave e que pode levar a sequelas permanentes ou até mesmo à morte, especialmente bebês, crianças e adolescentes. Outra doença prevenida pela vacina pentavalente é a poliomielite, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e causa sequelas irreversíveis, como a paralisia.

Todas elas são preveníveis por meio da vacinação, que aumenta as defesas naturais do organismos contra os vírus e bactérias causadores dessas doenças.

A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina pentavalente em Florianópolis e nas cidades da Região. Agende agora mesmo o seu horário!

 

Embalagem vacina pentavalente

  • +

    Para quem é indicada a vacina Pentavalente

    A vacina pentavalente é indicada para bebês a partir dos 2 meses e, no máximo, 7 anos de idade.

  • +

    Esquema de doses

    Uma dose aos 2, 4 e 6 meses de idade e dose de reforço aos 15 meses.

  • +

    Local de aplicação

    Intramuscular.

  • +

    Composição da vacina

    É composta por toxoides diftérico e tetânico, combinados com a célula inteira purificada da bactéria da coqueluche (Bordetela pertussis); contém componente da bactéria Haemophilus influenzae tipo b conjugado e vírus inativados (mortos) da poliomielite tipos 1, 2 e 3. A composição inclui ainda: lactose, cloreto de sódio, 2-fenoxietanol, hidróxido de alumínio e água para injeção. Pode conter traços de antibiótico (estreptomicina, neomicina e polimixina B), formaldeído e soroalbumina de origem bovina.

  • +

    Contraindicações

    Crianças maiores de 7 anos de idade ou que tiveram reações alérgicas grave à dose anterior; Hipersensibilidade a algum componente da vacina.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    Pode provocar dor, inchaço e vermelhidão no local de aplicação, quase sempre entre as primeiras 48 a 72 horas. Em geral, são eventos leves, que melhoram sem complicações ou sequelas e não contraindicam doses subsequentes.

Ilustração de calendário