Ícone de uma setinha

Vacina contra Gripe para empresas - Clique aqui

Whatsapp

MENINGITE MENINGOCÓCICA ACWY

A meningite meningocócica é uma doença grave que atinge as meninges, membranas que revestem o cérebro, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, o meningococo. É uma doença imprevisível, de evolução rápida, e que pode ser letal em muitos casos, especialmente em crianças, adolescentes e jovens adultos.

No entanto, todas as faixas etárias estão suscetíveis a contrair meningite, o que acende o alerta para a prevenção. A vacinação é a forma mais eficaz de aumentar as defesas do organismos contra esses agentes infecciosos altamente perigosos.

Aqui no Brasil, a rede privada oferece imunização para os meningococos A, B, C, W e Y, sob a forma de vacina conjugada (ACWY) e monovalente (Meningite B). A prevalência dos meningococos varia entre os estados, os países e as épocas do ano.

Procurando pela vacina da meningite ACWY em Florianópolis e Região? Na Imunizar Vacinas, estão disponíveis ambos os imunizantes! (Acesse a página da vacina contra Meningite B aqui).

 

Embalagem vacina meningite ACWY

  • +

    Para quem é indicada a vacina da Meningite ACWY

    A vacina contra a Meningite ACWY é recomendada para todas as pessoas acima de 6 semanas de vida. Em especial, lactentes de 3 a 24 meses, adolescência e adultos.

  • +

    Esquema de doses

    A vacina deve ser aplicada aos 3, 5 e reforço a partir dos 12 meses. Entre 6 e 11 meses: são recomendadas 1 dose, sendo a segunda dose aplicada após 6 meses da primeira dose (esquema 1 + 1). A partir de 24 meses: 1 dose, com reforço após 5 anos até os 19 anos. Adultos a partir dos 20 anos: dose única.

  • +

    Local de aplicação

    Exclusivamente pela via intramuscular profunda

  • +

    Composição da vacina

    Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Contém antígenos das cápsulas dos meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxoide tetânico, diftérico, ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. Pode conter também sacarose; trometamol; fosfato de potássio diidrogenado; cloreto de sódio; fosfato de sódio diidrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado diidratado; cloreto de sódio e água para injeção.

  • +

    Contraindicações

    Pessoas com alergia grave a algum dos componentes da vacina.

  • +

    Efeitos e eventos adversos

    Em 10% dos vacinados, ocorrem inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre, calafrios, cansaço, e dor muscular. Em adultos, principalmente, pode acontecer inchaço extenso no membro em que foi aplicada a vacina, com frequência associado à vermelhidão. As reações tendem a desaparecer em até 72 horas.

Ilustração de calendário