Confira a nova composição da Vacina da Gripe/Influenza para 2023
Foi divulgada a recomendação das cepas que devem compor as vacinas de Influenza para o Brasil no ano de 2023. Há algumas mudanças em relação ao ano anterior, as quais você encontra no quadro abaixo:
Qual a composição da vacina da gripe/influenza para o ano de 2023?
Anualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualiza a sua recomendação para a composição das vacinas da temporada seguinte. Por isso, em 2023, somente poderão ser produzidas e comercializadas as vacinas que estiverem de acordo com as novas determinações.
Segundo a infectologista Isabel Cristina Melo Mendes, residente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e colunista da PEBMED, o vírus influenza sofre alterações constantes e, muitas vezes, essas alterações são suficientes para que o sistema imune não reconheça mais aquela cepa viral.
“Por esse motivo, a cada ano a composição da vacina muda para incluir as novas cepas de influenza circulantes em cada hemisfério“
A atualização na composição da vacina da gripe ganha importância adicional nos indivíduos considerados de alto risco para complicações de influenza, como crianças, idosos, pneumopatas, cardiopatas, gestantes, imunossuprimidos, entre outros. Em nota técnica, a Anvisa aprovou a nova composição da vacina da Influenza para 2023, conforme o esquema a seguir.
Para o ano de 2023, as vacinas trivalentes produzidas devem utilizar as seguintes cepas:
- Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09;
- Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2);
- Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
Já as vacinas quadrivalentes, que garantem imunidade contra 4 cepas distintas do vírus influenza, ou seja, mais completas, devem utilizar as seguintes cepas:
- Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09;
- Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2);
- Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria);
- Influenza B/Phuket/3073/2013.
Tipos de vacinas contra a Influenza
Nas campanhas anuais promovidas pelo Ministério da Saúde são oferecidas as vacinas trivalentes, que contém duas cepas A e uma B. Já a quadrivalente contém uma cepa B adicional (duas A e duas B) e fornece uma proteção ampliada contra a gripe: no ano de 2019, 25,8% dos casos confirmados de influenza foram causados pelo tipo B do vírus, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A vacina trivalente é distribuída pelo SUS para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos (que devem receber duas doses), gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, professores, indivíduos privados de liberdade e pessoas com doenças crônicas.
A vacina quadrivalente está disponível no Brasil apenas em clínicas particulares e em campanhas realizadas dentro de empresas que oferecem o benefício da vacinação para os funcionários.
Preocupação entre as autoridades e entidades internacionais
A crescente preocupação das autoridades e entidades internacionais com a transmissão de doenças se deve a globalização e ao aumento nas viagens internacionais com a flexibilização das medidas restritivas de contenção à covid-19.
A vacinação ainda é a forma mais eficiente de aumentar as defesas naturais do organismo contra o vírus da Influenza, causador da gripe. A Imunizar Vacinas é referência nacional em imunização e dispões da vacina da gripe em Florianópolis e Região. Além disso, também realizamos campanha nacional de vacinação contra gripe para empresas.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
Nenhum comentário cadastrado